quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Consumidor quer calçadão na Rua XV de Novembro


Pesquisa encomendada pelo Sindilojas de Blumenau à Fecomércio mostra que 73% dos consumidores blumenauenses gostariam de ver a Rua XV de Novembro transformada em um grande calçadão pelo menos uma vez por mês. E, claro, melhor ainda se for com promoções e descontos no comércio.
Segundo o presidente do Sindilojas, Emílio Schramm, o levantamento serve para sensibilizar o comerciante. Muitos acham que o fechamento da via para veículos prejudicará as vendas.
– A Rua XV tem cerca de 120 vagas de Área Azul. No entorno, temos cerca de 4 mil vagas de Área Azul e estacionamentos particulares. Não é isso que vai prejudicar o movimento – garante Schramm.
O primeiro grande teste já tem data marcada. O Núcleo da XV da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) está programando um grande evento para o dia 22 de setembro, um sábado. Aproveita o início da Primavera e o Dia Mundial sem Carro para fechar a via e tornar o espaço uma grande opção de lazer, passeio e compras.
O coordenador do núcleo, Moises Affonso, aposta no sucesso da promoção. Tem tudo para ser o primeiro de muitos.
Mobilidade
A pesquisa da Fecomércio traz outra constatação curiosa. Dos entrevistados, 57% vão ao Centro de carro, 20% usam o ônibus e ninguém usa a bicicleta. Para o presidente do Sindilojas, Emilio Schramm, isso mostra que o blumenauense gosta de usar a bicicleta para o lazer, mas não como meio de locomoção entre casa e trabalho, por exemplo.
É provável que não o faça por falta de opção segura, já que, em geral, é deficiente o nosso sistema de ciclofaixas e ciclovias. Ainda assim, vale a pesquisa para colocar mais um molho na discussão.
Fonte: JSC

Nenhum comentário:

Postar um comentário