terça-feira, 22 de maio de 2012

Câmeras de monitoramento serão distribuídas para os bairros de Blumenau

Equipamentos ficarão em pontos com maior incidência de crimes

Os bairros da Velha e Itoupava Norte serão os mais beneficiados com a  implantação de 54 novas câmeras de vigilância na cidade. O primeiro, ficará com oito equipamentos, e o segundo com sete. Além das ruas, o reforço no monitoramento contempla o Parque Ramiro Ruediger os terminais da Velha, Garcia e da Fortaleza.

A assinatura do convênio entre Estado e município, marcada para ocorrer nesta quarta-feira, às 10h, é apenas o começo de um processo até o uso efetivo dos equipamentos. Segundo o representante da Coordenadoria de Videomonitoramento da Secretaria de Segurança Pública (SSP/SC), Laerte Lauro Marques, a partir da assinatura, técnicos da secretaria e da prefeitura devem se reunir para definir qual a responsabilidade de cada um na parceria.

Em seguida, será feita a elaboração do edital e, então, a abertura do processo para contratar a empresa para a implantação do sistema. Depois de instaladas, as câmeras passarão por um período de testes e ajustes. A escolha dos pontos levou em conta os locais com maior número de ocorrências como roubos e tráfico de drogas.

O convênio está estimado em R$ 550 mil e prevê ainda a instalação de mais duas novas centrais de monitoramento — a serem instaladas no Bairro Itoupava Central e no Bairro Velha. 

A previsão inicial do comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Cláudio Roberto Koglin, é de que todo o sistema esteja funcionando até novembro ou dezembro deste ano. Os novos equipamentos vão se somar às 36 câmeras que já estão instaladas na área central da cidade e Bairro Vila Itoupava. A estimativa é que quatro pessoas trabalhem por turno nas centrais, sendo um policial militar e três agentes temporários. 

Fonte: JSC

Nenhum comentário:

Postar um comentário