terça-feira, 22 de maio de 2012

Vigilância Epidemiológica investiga contaminação no segundo caso de gripe A em Blumenau

Resultados de pacientes que estão em observação devem ser divulgados nesta terça-feira

A confirmação do segundo caso de gripe A, na manhã de segunda-feira, em Blumenau, veio reforçar a importância da vacinação para se proteger contra o vírus H1N1. Além do homem de 50 anos, que está internado no Hospital Santa Isabel, outras quatro pessoas estão internadas com suspeita de gripe A, entre elas, um adolescente e uma gestante. Os resultados do exames dos pacientes que estão em observação devem ser divulgados terça-feira.

Sexta-feira, foi confirmada a morte em Blumenau de um caminhoneiro de 52 anos, em decorrência do H1N1. De acordo com a gerente de Vigilância Epidemiológica de Blumenau, Lizandra Junges, o novo caso de gripe A não tem qualquer relação com a morte da semana passada.

A Vigilância está agora fazendo uma investigação e mapeando os possíveis locais onde o homem de 50 pode ter contraído a doença. Todas as pessoas que tiveram contato com o doente e apresentarem sintomas da gripe serão medicados.

_ É importante que as pessoas não se automediquem quando apresentarem febre alta, tosse e falta de ar, pois remédios podem mascarar os sintomas da doença e atrasar o diagnóstico. O ideal é procurar um médico, pois a doença evolui rapidamente _ explica Lizandra.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe segue até sexta-feira. Cerca de 22 mil pessoas já foram imunizadas em Blumenau, o equivalente a 52% do total de 42.024 pessoas, entre idosos, gestantes, crianças de seis meses a dois anos e trabalhadores da área de saúde. A vacina pode ser aplicada nos 44 postos de saúde com salas de vacinação, e na Fundação Pró-Família. 

Fonte: JSC

Nenhum comentário:

Postar um comentário