segunda-feira, 16 de julho de 2012

Semana deve ter temperaturas negativas, chance de ressaca e chuva em SC

Massa de ar frio e seco sobre o Estado deve perder força a partir de terça-feira

A semana começa com tempo firme em todas as regiões de Santa Catarina e sob a atuação de uma massa de ar frio e seco. Mas a previsão é de que haja uma desestabilização ao longo da semana, com possibilidade de chuva, ressaca e temperaturas ainda mais baixas.

A influência da massa de ar frio e seco nesta segunda-feira causou temperaturas mais baixas em todo o Estado. No amanhecer, a mínima chegou a -3,2ºC em Urupema e -2,8ºC em Bom Jardim da Serra.

As primeiras horas desta segunda-feira também foram de temperaturas baixas em todas as regiões. 

Confira as mínimas, segundo a Epagri/Ciram:

Urupema: -3,2ºC
Bom Jardim da Serra: -2,8ºC
São Joaquim:  0ºC
Painel: 0,2ºC
Rancho Queimado: 1,6ºC
Timbé do Sul: 2,5ºC
Campos Novos: 3,1ºC
Tangará: 3,8ºC
Água Doce: 4,2ºC
Papanduva: 4,6ºC
Major Vieira: 6ºC
Lontras: 5,3ºC


Ao longo do dia, a máxima não deve ultrapassar os 18ºC no Oeste e Extremo-Oeste e dos 10ºC na Serra. Na Grande Florianópolis, a previsão é que os termômetros marquem, no máximo, 17ºC.

O órgão que monitora as condições climáticas aponta que a quantidade de nuvens deve aumentar no Centro-Norte do Estado com possibilidade pequena de chuva à noite.

Os ventos que sopram de sul a sudeste no Litoral podem chegar a 60 Km/h no Sul do Estado. Nas demais regiões, a direção do vento é sudeste a nordeste com previsão de máxima de 45 Km/h.

A partir de terça-feira, o tempo muda em SC. O tempo começa a ficar mais instável e deve haver mais nuvens. Há possibilidade de chuva e trovoadas no decorrer do dia, especialmente da Serra ao Litoral. No Oeste do Estado o tempo permanece mais estável e com temperaturas semelhantes às desta segunda-feira.

Risco de ressaca
A previsão indica ainda a presença de um centro de baixa pressão no mar. Isso, aliado ao frio polar que vai da Argentina até o Centro Sul do Brasil, será responsável pela forte ondulação que vai predominar na costa catarinense, pelo menos até segunda-feira.
Na costa as ondas podem ficar acima de dois metros, enquanto mais afastadas, variam entre três e cinco metros. Por conta disso a Epagri/Ciram - órgão que monitora as condições climáticas no Estado - alerta sobre o mar muito agitado com risco de ressaca no Litoral de SC.

Fonte: JSC

Nenhum comentário:

Postar um comentário