quarta-feira, 11 de julho de 2012

Trabalhadores em greve das empresas dos transportes de valores de Blumenau marcam reunião para esta quarta-feira

Greve pode encerrar se patrões abonarem dias parados

A greve dos transportadores de valores de Santa Catarina, que paralisa o abastecimento de dinheiro nos bancos desde o dia 1º, pode ser encerrada nesta quarta-feira. Segundo o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SC), na audiência de conciliação que ocorreu nesta terça-feira, na Capital, os trabalhadores se comprometeram a retornar imediatamente ao trabalho se os patrões abonarem os dias parados.

As empresas do setor, representadas pelo Sindicato das Empresas de Segurança Privada, Transportes de Valores e Escolta Armada de Santa Catarina (Sindesp), pediram um prazo para avaliar a proposta e têm até as 10h desta quarta-feira para responder.

Se aceitarem o pleito dos funcionários, a greve pode ser encerrada ainda hoje, logo após as assembleias da categoria — embora a discussão salarial ainda não tenha sido encerrada.

O diretor regional de Blumenau do Sindicato dos Empregados em Transportes de Valores de Santa Catarina (Sintravasc), Augusto Telles, disse que foi marcada uma reunião na manhã desta quarta-feira, em frente a Prossegur, para conversar com os grevistas. Porém, não sinalizou que a greve poderia terminar no mesmo dia.
A audiência foi conduzida pela desembargadora do TRT-SC Viviane Colucci, que também é relatora do dissídio coletivo. Sobre o reajuste anual da categoria, ela endossou a proposta apresentada pelo Ministério Público do Trabalho, que prevê a recomposição do INPC do período (4,88%) mais 4% de aumento real, pago de forma escalonada até outubro.

O sindicato patronal tem o prazo limite até esta quinta-feira para fazer um acordo com os empregados. Caso um termo de acordo não seja levado ao TRT, o julgamento do dissídio acontecerá às 13h30min.
Nesta terça-feira, o Procon de Blumenau começou uma fiscalização nas agências bancárias da cidade. O objetivo é checar se estão sendo impostas limitações aos saques. A limitação do valor de saque é proibida no artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor. 

Fonte: JSC

Nenhum comentário:

Postar um comentário