terça-feira, 10 de julho de 2012

Talento catarina

Nascido em Schroeder, ex-ginasta olímpico de 33 anos integra a trupe do Cirque du Soleil

O caso a seguir poderá soar tão improvável em Schroeder quanto foi para este repórter, há uma semana, durante visita aos bastidores do espetáculo Love, do Cirque du Soleil, em exibição em Las Vegas (EUA). Entre os artistas escalados para conversar com jornalistas da América Latina, Ekenah Claudim, 33 anos, surpreende:

– Nasci em Santa Catarina, em Schroeder.

Mundo pequeno esse, dirão os leitores da pequena cidade ao Norte de Santa Catarina, onde o acrobata – hoje, estrela do espetáculo inspirado nos Beatles – nasceu e viveu até os 11 anos. Levou uma década para Ekenah ingressar no mundo artístico, mas era questão de tempo para o filho de bailarina brasileira e de roteirista teatral francês. A primeira – e única – experiência na cidade natal foi quando participou da encenação da Paixão de Cristo, produzida pelo pai. Depois foi enviado pelo pai para a França para ter “melhor educação”. Lá, aos 14 anos, ingressou na ginástica olímpica. As referências da infância ficaram para trás. O performer jamais voltou a Schroeder – a mãe vive em Goiás e o pai, na África.


Catarinense Ekenah Claudin (de colete) é estrela do espetáculo Love apresentado em Las Vegas, pelo Cirque du Soleil, sobre a história dos Beatles
 

Agora ele é um dos espectros – os “nowhere men” – que representam a origem proletária e libertária dos quatro rapazes de Liverpool, encarregados de anunciar a transição entre os atos e temas musicais. Sua chegada até o espetáculo, em cartaz há sete anos no cassino e hotel Mirage, foi uma sequência de acasos:

– Surgiu uma oportunidade no ano 2000, mas não permaneci. Voltei em 2004, depois de passar em uma audição para o La Nouba (espetáculo sediado em Orlando). Fui para Montreal (Canadá, sede da companhia) iniciar os ensaios e foi quando me ofereceram um papel para um novo show que seria criado: o Love.

Fonte: JSC

Nenhum comentário:

Postar um comentário